Equilíbrio Financeiro: 4 Aspectos que podem aumentar suas chances de sucesso nas finanças.
outubro 11, 2016
Transforme seus resultados profissionais com o Coaching
outubro 25, 2016
Exibir tudo

5 dicas para ser mais produtivo (e ter tempo para fazer o que você ama)

 

O assunto de hoje é produtividade! Então começo este texto com algumas perguntas para você refletir:

  • Como está a gestão do seu tempo?
  • Você consegue realizar aquilo que se programou para fazer ou vive com a sensação de que não tem tempo para nada?
  • Você está tendo tempo para fazer as coisas que gosta? Ou vive só apagando incêndio?
  • Suas atividades diárias têm relação com seus sonhos? Ou são apenas obrigações que você “tem que realizar”?
  • Quando você tira um tempo para descansar, você se sente culpado por não estar produzindo?

Por aqui poderíamos enumerar uma série de perguntas para você refletir sobre como tem organizado o seu tempo. Aliás, este é um assunto que incomoda muita gente que vive com a sensação de que o tempo nunca é suficiente.

A gestão do tempo já foi assunto até no cinema. No filme “In time”, vemos uma sociedade onde o tempo se tornou a moeda de troca para tudo que se realiza e, milionários de tempo tem os privilégios de poder fazer tudo aquilo que realmente querem. Por aqui ainda não estamos neste nível, mas separamos 5 dicas que podem te apoiar a ser mais produtivo e ter tempo para fazer o que você realmente ama:

  1. Tenha uma agenda:

Pode ser uma agenda tradicional ou um aplicativo no celular (existem várias boas opções, que inclusive permitem que outras pessoas te convidem para reuniões através do seu e-mail). Para quem quer tempo é primordial ter uma agenda e organizar bem as suas atividades. Gerônimo Thelm no livro, Produtividade para quem quer tempo, diz que “se não temos agenda viramos agenda dos outros” – e isso é uma verdade sobre o tempo – se sempre permitimos que as outras pessoas definam os horários para os compromissos, reuniões e etc nunca conseguimos realizar aquilo que gostaríamos.

  1. Separe as atividades por blocos:

Ao organizar sua agenda, busque dividir as atividades por blocos. Por exemplo: Se você trabalha com geração de conteúdo, estabeleça os turnos para escrever, gravar vídeos, etc. Se você trabalha com vendas e precisa realizar visitas à clientes, estabeleça na sua agenda os turnos de visitas e marque todas as suas reuniões nestes horários. Uma forma de ganhar tempo, é buscar agendar suas reuniões em um mesmo local, para reduzir o tempo gasto com deslocamento. O importante é estabelecer blocos que te permitam ter foco na atividade que está realizando.

  1. Evite distrações:

Um dos grandes problemas que as pessoas enfrentam para gerir bem o seu tempo são as distrações. Sabe aquela pessoa que não consegue se desconectar das redes sociais? Se somarmos as horas diárias que passamos verificando as novidades da nossa timeline (sim chegamos a passar algumas horas diárias)  daria por exemplo para ir para a academia, ou ler um livro. Claro que não estamos dizendo para você abandonar as redes sociais, mas equilíbrio é a chave para quem quer ser mais produtivo.

  1. Crie blocos de respostas:

Outra atitude que temos e que acaba com a nossa produtividade, é responder as mensagens e e-mails que recebemos em tempo real. Imagine que enquanto eu estou escrevendo este texto eu tivesse parado para responder todas as mensagens que recebi? No mínimo eu levaria algumas horas para escrevê-lo pois a cada retomada precisaria de um tempo para criar conexão com o texto novamente. Uma técnica que pode ser utilizada para minimizar esta atitude é o Pomodoro Technique (você pode pesquisar mais sobre isso na internet), que consiste em separar as atividades em blocos de 25 minutos e inserir um período de intervalo de 5 minutos (que pode ser aproveitado para verificar o celular, ou realizar outras atividades).

  1. Realize pelo menos uma ação produtiva por dia:

Ações produtivas são aquelas que estão conectadas com nossos sonhos, com nosso propósito de vida. São elas que nos dão a sensação de que estamos avançando e, não apenas realizando listas de tarefas. Então ao fazer seu planejamento diário, eleja pelo menos uma ação produtiva para realizar naquele dia. Se ainda não sabe qual é o seu propósito de vida, te aconselho a buscar descobrir. Pessoas produtivas sabem exatamente aonde querem chegar!

Gostou das dicas? Então aproveite para coloca-las em prática ainda esta semana e comece a ter mais tempo para fazer aquilo que você realmente gosta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *