4 dicas para te apoiar a realizar projetos de longo prazo
fevereiro 28, 2017
Comece a realizar suas metas financeiras já!!
março 21, 2017
Exibir tudo

8 lições que aprendi liderando pessoas

 

Muito se fala sobre liderança, a cada ano vemos novos títulos de livros chegando às livrarias sobre este assunto, treinamentos, cursos de pós-graduação, diversas fontes e oportunidades para desenvolvermos a nossa liderança.

Eu realmente acredito que liderança pode ser aprendida. Não nascemos prontos, podemos desenvolver habilidades e competências dos mais diversos tipos e, liderança exige uma série delas. Basta digitar em uma pesquisa rápida o título – características de um bom líder – e teremos uma série de lista sobre as competências que um líder deve desenvolver.

Não resta dúvidas de que temos de estar sempre nos atualizando em relação à este tema, mas existem também algumas coisas que só aprendemos na prática:

 

  1. Liderar é antes de tudo inspirar pessoas

Liderança é sobre pessoas. Você não é líder se não tem uma equipe e todo seu conhecimento não vai adiantar de nada se você não tem a capacidade de inspirar as pessoas que trabalham com você. Eles precisam antes de tudo se identificar com algo, te ver como exemplo, ter você na lista de referências deles. As pessoas só vão te apoiar a alcançar resultados se elas perceberem em você um algo a mais, que as façam acreditar que vale a pena.

  1. Reconhecer não é apenas distribuir elogios

As pessoas se motivam com reconhecimento, inclusive até mais do que com uma promoção. Mas reconhecimento não se trata apenas de distribuir elogios. Se trata de compartilhar responsabilidades e, isso exige confiança. Um liderado percebe o nível de confiança que você deposita nele pelas responsabilidades que lhe atribui e pelo esforço que você realiza em apoiá-lo a alcançar os melhores resultados.

  1. É preciso estar disposto a mudanças

O mundo está mudando à uma velocidade incrível. A novidade de hoje já está ultrapassada amanhã. Nas empresas isso não é diferente. Por isso se você decidir ficar “engessado” em padrões corre um sério risco de não ter resultados com sua equipe. Os famosos conflitos de geração já são percebidos até mesmo dentro da mesma geração, então esteja aberto para ouvir tanto ou mais experiência ou menos que você.

  1. Tenha o controle, mas não fique apegado a isso

Toda equipe espera que seu líder seja a pessoa capaz de resolver os problemas que surgirem com segurança e agilidade, por isso é fundamental ter o conhecimento de todos os processos, assegurar-se de que tudo está ok. Mas isso não impede que em uma situação de desafio você não possa contar com sua equipe. Você não precisa resolver tudo sozinho.

  1. Ser exemplo é bem diferente ser perfeito

Você precisa ser o exemplo para sua equipe, mas isso não significa que você tem de ser perfeito, até porque perfeição não existe. Saiba reconhecer seus erros e aprender com eles. Não tenha medo de demonstrar fragilidades quando elas aparecerem. Isso só vai te tornar mais humano diante da sua equipe. As pessoas gostam de saber que até os super-heróis tem seus pontos fracos.

  1. Defenda sua equipe

Claro que vocês vão ter problemas e claro que você precisará “chamar a atenção’ de seus liderados quando necessário. Mas lembre-se de que você não deve expor sua equipe. Em situações de problemas busque sempre defender a sua equipe e assumir os erros por eles. Isso também é um sinal de confiança. Erros acontecem, é fato! Se você se sabe que sua equipe fez o melhor que podia, não exponha as fragilidades da sua equipe diante de superiores. Lembre-se que você também tem responsabilidade sobre isso.

  1. Você pode ser amigo da sua equipe

Não existe essa de que não podemos nos envolver com a nossa equipe. Quanto mais próximo você for dos seus liderados, mais eles vão perceber o seu nível de confiança neles. Claro que existem regras básicas de ética e moralidade que devem ser respeitadas, mas isso não impede de que você mantenha um bom relacionamento com eles. E claro, se você precisar tomar decisões ou dar feedbacks para a equipe, lembre-se que você está fazendo isso pelo bem deles. Faça o que precisa ser feito sem culpa.

  1. Prepare-os para serem melhores que você

Uma das coisas mais importantes que podemos fazer como líderes e preparar as pessoas para serem bons profissionais. A vida segue seu ciclo, você não vai conseguir manter todas as pessoas da equipe com você para sempre e você vai sempre ter orgulho das pessoas da sua equipe que alcançaram promoções ou que mudaram de empresa para uma oportunidade melhor.

 

Lembre-se que o mais importante em uma equipe é a qualidade das relações e dos resultados que se cria enquanto se tem a oportunidade de estar juntos. Seguindo essas dicas você sempre será lembrado por seus liderados como um exemplo à ser seguido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *