Qual a sua visão sobre você mesmo?
agosto 30, 2016
5 passos para alcançar o sucesso profissional
setembro 14, 2016
Exibir tudo

A importância da comunicação para alcançar resultados!

Todos nós sabemos sobre a importância da comunicação assertiva no ambiente profissional. Mas existe um tipo de comunicação ao qual nem sempre estamos atentos. Trata-se da forma como você se comunica em relação aos objetivos que quer alcançar. Isso mesmo! Como você costuma expressar verbalmente os seus objetivos e metas? Você pode não ter se dado conta até o momento, mas isso é realmente importante. A forma como nos expressamos em relação aos nossos objetivos, ou a forma como manifestamos nosso medo e falta de coragem para agir tem grande impacto sobre os nossos resultados.

“As palavras têm poder”, essa é uma expressão que escutamos com frequência, mas que em geral não damos muita importância. Qual tem sido o seu padrão linguístico adotado? Você costuma expressar frases que te apoiam em seus objetivos? Ou que te afastam dele? Em geral, você tem pensamentos positivos ou negativos em relação àquilo que deseja alcançar? Observe que postura você tem adotado no seu dia a dia sobre estes questionamentos e principalmente, que resultados vem obtendo? É muito provável que estejam alinhados! E talvez neste momento você esteja se perguntando: “Ok… E o que posso fazer para mudar um padrão negativo? ”

O primeiro passo é identificar este padrão. Quais são as frases que você costuma pensar ou verbalizar que tem um caráter de te afastar dos seus objetivos? Uma vez identificadas é preciso resignificá-las. Por exemplo, se você costuma dizer que “Algo é impossível de ser realizado” talvez você não vá conseguir pensar num primeiro momento que isto seja possível da noite para o dia. Então neste caso, não adiantará muito você passar a dizer que “É possível”, pois internamente ainda haverá uma crença de que não é possível. Mas você pode começar pensando que “Talvez seja possível alcançar”, que pode existir uma possibilidade e que você tem chances de realizar. Agora vamos ao segundo passo, você deverá repetir este novo padrão linguístico até que ele substitua o padrão antigo. Conforme a abordagem da Programação Neurolinguística (PNL) uma das técnicas consiste em escrever e repetir verbalmente o novo conceito, para que este seja adotado pelo cérebro como uma nova percepção. Partindo do pressuposto que pensamento gera sentimento, que por sua vez gera ação, podemos entender que um novo padrão de comportamento pode ser gerado a partir da mudança de pensamento.

Uma outra forma de resignificar comportamentos é ter um estilo de vida baseado na gratidão.  Em um sentido amplo, a gratidão pode ser explicada como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona. Estudos demonstram que pessoas verdadeiramente gratas obtém resultados positivos em todas as áreas da vida, pois geram emoções positivas como alegria, entusiasmo, amor e felicidade. Pessoas com altos níveis emocionais positivos tem mais facilidade em lidar com o estresse e além disso, mais facilidade de se recuperar de traumas sejam eles físicos ou emocionais. Portanto, se você pretende alcançar resultados satisfatórios, comece a agradecer diariamente por tudo aquilo que você já realizou ou recebeu.

Modificar estes padrões requer um trabalho árduo e persistente, mas com uma boa dose de determinação é possível alcançar resultados positivos. Portanto, se você pretende alcançar resultados diferentes, comece a colocar em prática pensamentos positivos e observe que resultados você vai passar a conquistar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *