Como minimizar os efeitos do estresse
novembro 22, 2016
7 atitudes para tornar 2017 o melhor ano de sua vida!!!
dezembro 20, 2016
Exibir tudo

Planeje suas finanças e inicie o ano com o pé direito.

 

Você é do tipo que prioriza a realização de sonhos? Ou prefere deixar a vida te levar e, qualquer coisa que acontece está bom? Qual foi o último grande sonho que realizou? E a última fantástica viagem que fez? Foi tranquilo ou uma correria para fazer tudo dar certo apenas na última hora?

Sabia que um dos maiores desafios enfrentados pela nossa sociedade é o planejamento? Justamente por nem todos estarem preparados ou se sentirem animados para traçar um roteiro bacana da sua vida, acabam simplesmente se tornando reféns de escolhas inconscientes ou equivocadas, chegando até a frustrações tamanhas.

Ao montar um planejamento financeiro prático para o ano inteiro é possível se ter mais segurança em relação aos passos que deseja dar, os projetos que se pretende iniciar e os sonhos que merece realizar, sejam eles: viagens com a família, conhecer o país dos sonhos, dar entrada em sua casa ou carro, apoiar numa grande causa. Desta forma, é possível diminuir muito os riscos dessas frustrações.

A raiz de todas as grandes realizações é sem dúvidas o planejamento, pois através dele é possível tomar consciência do objetivo, traçar metas e o necessário para avançar em cada etapa de forma sólida.

As etapas principais para montar o planejamento são:

  1. Ter definido um ou mais sonhos a realizar no ano;
  2. Fazer o levantamento dos custos e definição metas a realizar em cada uma das suas áreas financeiras;
  3. Montar uma conta dos sonhos e todo mês depositar uma quantia necessária para apoiar na realização;
  4. Ter claro que o dinheiro é amigo e como tal merece uma atenção especial. Sem essa atenção ele também se afasta de você.
  5. Ser um imã e atrair o que faz bem, neste caso atrair mais dinheiro, mais prosperidade para a sua vida.

Abaixo entrego a você uma ferramenta para que possa, ao se planejar, vislumbrar prioridades e a partir daí ter foco e disciplina para realizar seu planejamento e se divertir com isso:

  • Entradas:

Registre todas as suas entradas e fontes financeiras para ter uma visão macro da sua situação. É importante que nesta etapa você registre um valor além do que recebe atualmente, porém dentro da sua realidade e também colocando as metas de quanto se quer receber. (Em um projeto mais elaborado com a consultoria é possível construir um projeto para identificar os melhores meios de se alcançar estes resultados).

  • Saídas

Seja o mais específico possível e tenha claro todas as despesas, para que assim o planejamento não contenha furos e você possa tomar decisões mais assertivas. Para isso, como falei anteriormente, compartilho algumas metas que podem se ajustar perfeitamente a qualquer realidade quando seguida com compromisso.

Dedique, então, com base em seus recebimentos as seguintes metas:

  • 10% Sonhos de curto, medo, longo prazo
  • 10% Investimentos de Curto Prazo (Até um ano)
  • 5% Investimentos de Médio Prazo (Mais de 1 ano até 5)
  • 5% Investimentos de Longo Prazo (Acima de 5 anos)
  • 30% Despesas fixas
  • 20% Despesas variáveis
  • 10% Educação
  • 5% Lazer
  • 5% Doações

Esta organização pode ser feita através ou da criação de pequenas contas, ou mesmo fazendo um controle toda vez que for separar tais valores e pode também, de uma forma simples, ser separado inicialmente em envelopes. Sim, aqueles que antigamente eram utilizados para mandar cartas. Que legal, não?

É possível que se baseando em todas essas dicas e informações, com certeza, tendo compromisso e disciplina você terá um ano mais equilibrado ou até acima da média realizando sonhos, alcançando objetivos e sendo mais feliz com sucesso e independência financeira.Se proponha por 21 um dias inicialmente, fazer esta disciplina de poupar e planejar e comece a perceber os resultados e a diferença que trará a suas finanças inclusive proporcionando tranquilidade e disposição na realização de objetivos e sonhos grandiosos.

Que seu sucesso financeiro aconteça em breve, venha consciente e seja duradouro, proporcionando a verdadeira liberdade e realização!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *