6 Atitudes e dicas práticas para não se “apertar” financeiramente e realizar sonhos!
janeiro 11, 2017
Será que escolhi a babá certa?
janeiro 24, 2017
Exibir tudo

Você tem tempo para realizar seus sonhos?

 

2017 começou! E as promessas, metas e planejamento de ano novo, como estão? Já em andamento? E o que está esperando? Mãos a obra, seus sonhos não se realizarão sozinhos!!!

E por falar em sonhos, você tem tempo vago no seu dia para realizar os seus ou vive com a sensação de estar apagando incêndio? Muito bem, nesse primeiro encontro de 2017 gostaria de abordar uma desculpa muito comum que damos a nós mesmos ao não alcançarmos algumas metas que nos fariam imensamente felizes e realizados, a falta de tempo! Seja para estudar, trabalhar, se divertir mais, estar com as pessoas que você gosta, ir a uma academia, viajar, enfim, fazer aquilo que te traga a qualidade de vida que você merece.

Primeiramente, vamos esclarecer o que seria ter tempo ou não para nossos afazeres. Na verdade, não é que somos as pessoas mais ocupadas do mundo e não nos sobra tempo para nada, mas sim que não nos planejamos para nosso dia a dia e tampouco sabemos classificar com honestidade o que é prioritário e o que não é.

Você já ouviu falar na Matriz de Eisenhower? Pois bem, essa é uma matriz de apenas 4 cédulas que serve para identificar o que fazer primeiro e o que pode ser descartado e foi usada pelo general que planejou a estratégia aliada na Segunda Guerra. Ela pode ajudar você a passar mais tempo fazendo o que está no seu planejamento diário e portanto, é prioritário para você.

 

A primeira coisa que devemos fazer é entender como estamos no momento com relação aos nossos afazeres no dia a dia. Para isso, vamos anotar tudo que temos por fazer, consultas, tarefas pendentes, compromissos, livros iniciados, emails a enviar, telefonemas, contas a pagar, tudo mesmo, sem exceções! E classifique cada uma das atividades, primeiramente, como importante ou não importante e depois, como urgente ou não urgente.

Feita essa classificação, suas ações se encaixarão em uma das 4 áreas da matriz: não importante e urgente, não importante e não urgente, importante e urgente, importante e não urgente. Este é o retrato da sua vida hoje! O ideal é que a maioria das tarefas que você realiza em um dia estejam concentradas na área “importante e não urgente”, pois é onde estão as tarefas que produzem resultado consistente e de valor na nossa vida. Devemos nos planejar para que passemos a maior parte do nosso tempo aqui.

Se isso ainda não acontece, não se preocupe! Veremos agora como lidar com as tarefas classificadas em cada área. Em primeiro lugar, as tarefas “importantes e urgentes”. Essas tarefas normalmente são problemas que não podemos prever e portanto, colocar sua resolução em um planejamento ou (e neste caso merece nossa especial atenção) tarefas que não foram planejadas ou foram procrastinadas e neste momento se tornaram urgentes! Devem ser resolvidos no mesmo momento em que ocorram e de preferencia, por nós mesmos. Você verá que quando sua vida estiver planejada e “rodando”, as tarefas que se encontram aqui irão diminuir bastante, pois irão migrar para o quadrante “importante e não urgente” ou simplesmente não existirão.

As tarefas do quadrante “importante e não urgente” também devem ser tratadas por nós mesmos, visto que são as mais importantes para nós e muitas vezes, que nos trazem realização pessoal. Mas como teremos tempo para lidar com elas, podemos ou não pedir conselhos, consultoria, ou o que for necessário para que a executemos da melhor maneira possível.

No quadrante “não importante e urgente” o ideal é conseguirmos delegar as tarefas, não gastando nosso tempo com a realização das mesmas visto que não tem importância. Neste caso, se necessário, supervisione a execução.

Já as tarefas da área “não importante e não urgente”, o aconselhável é descartar, já que não sendo importante, nem urgente, certamente não nos acrescentarão nada.

Com a Matriz Eisenhower em pleno funcionamento, você verá que tem tempo sim para todas aquelas tarefas que você vem se comprometendo a fazer, dentre elas aquela atividade física que te proporcionará uma vida mais feliz e saudável.

Um grande abraço vem com a gente, Viva Mais!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *